quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O manifesto do conserto

De acordo com o este site, nós da Loja Oito, trazemos para vocês uma filosofia nova baseada na atividade de consertar as coisas.

O ato de consertar deve ser visto como uma ação criativa, cultural e de força econômica. Se não considerarmos o conserto como uma atividade contemporânea, iremos perder uma quantidade incrível de conhecimento rico. Do tipo que contribui para a independência humana e o prazer. A iniciativa faz mais sentido ainda quando pensamos na corrente global de sustentabilidade. Consertar é o novo reciclar. Nós pretendemos expandir uma mentalidade que até pouco tempo atrás era integrada à vida das pessoas.

O projeto incentiva a habilidade de inovação nos consertos, tal qual a Loja Oito já fez quando customizou um forno de micro-ondas dando a ele nova vida.


Projetos como este estão sendo desenvolvidos por nós, além é claro de outros consertos menores e que mantenham a rotina dos nossos clientes. Não jogue fora, conserte. É mais barato e ajuda o meio ambiente.


Por tudo isso segue o manifesto abaixo:

O manifesto do conserto


1. Faça os seus produtos viverem mais!
Consertar é a oportunidade de dar ao seu produto uma segunda vida. Não jogue fora, costure. Não dê fim, dê uma outra chance. Consertar não é contra o consumismo é contra jogar as coisas fora.

2. As coisas deveriam ser desenhadas para que pudessem ser consertadas.
Um designer se preocupa com tantas coisas ao criar um produto, por que não pensar em ele ser "consertável"? Seria menos lixo no mundo! Os consumidores devem comprar coisas que possam ser consertadas ou descobrir por que elas não existem.

3. Consertar não é substituir.
Substituir é jogar fora a peça quebrada. O ideal é não desperdiçar nada, mas às vezes, descartar uma pequena peça é melhor do que descartar o produto inteiro.

4. O que não mata deixa mais forte.
Toda vez que consertamos alguma coisa, nós adicionamos algo em seu potencial, sua história, sua alma e à sua beleza intrínseca.

5. Consertar é um desafio criativo.
Consertar faz bem à imaginação. Usar novas técnica, ferramentas e materiais são uma alternativa aos impasses.

6. Consertar sobrevive à moda.
Consertar não é questão de estilo ou tendência. Deve fazer farte da cultura da sociedade. Não existe data limite para este comportamento acabar.

7. Consertar é descobrir.
Ao consertar objetos você descobrirá coisas incríveis sobre como eles funcionam. Ou não funcionam.

8. Conserte - mesmo nos bons dias!
Consertar não é uma atitude para tempos de crise financeira. É uma ação que deve ser tomada sempre. Mude a sua mentalidade.

9. Consertar coisas é único.
Até mesmo coisas comuns tornam-se originais quando você as conserta.

10. Consertar é sobre independência.
Não seja um escravo da tecnologia. Se está quebrado, conserte e torne melhor. Incentive os outros a fazer o mesmo.

11. Você pode consertar tudo, até mesmo uma sacola plástica.
Mas nós recomendamos que você compre uma sacola que dure mais, e que a conserte no futuro, se necessário.


Loja Oito apoia esta ideia e o conserto criativo. Se você gostou, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário